Adoração Como Estilo de Vida I
ADORAÇÃO COMO ESTILO DE VIDA
PARTE I
Em primeiro lugar será muito importante avaliarmos o tema:
Adoração Como Estilo de Vida! O que significa a palavra Adoração?
Na língua portuguesa, ela é um substantivo abstrato.
Quanto ao substantivo, na moforlogia é uma classe que dá nome a todos os seres. Pode ter várias classificações: próprio, comum, simples.
Na sintaxe pode ter várias funções: sujeito, núcleo do sujeito, predicado, núcleo do predicado, objeto, predicativo do objeto, vocativo, complemento nominal.
Para identificar um substantivo abstrato costumo pensar que é algo que não se pode desenhar, por exemplo, não desenho adoração, amor, dor etc.
Posso até desenhar uma ação relacionada a isso, mas não o substantivo em si.
Mas em nossa linguagem poderíamos dizer que adoração é uma honra que se presta a Deus, em virtude do que Deus é e do que significa para os que O adoram.
A palavra hebraica que, mas se usa para “adoração” no velho testamento significa “inclinar-se”.
É o caso, por exemplo, em Gn 18.2 que diz “Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até o chão”.
A palavra grega que geralmente se utiliza no Novo Testamento é “proskuneo”, e significa “prestar honra”.
E a palavra Estilo é uma espécie de ponteiro de osso, metal, usado para escrever sobre a camada de cera das tabulas, e com uma extremidade em forma de espátula para anular os erros.
Pode ser entendida também como a maneira de se expressar os pensamentos, seja falando, escrevendo.
É aquilo que caracteriza uma pessoa, um povo. Exemplo: O estilo mineiro de ser; ou o estilo brasileiro de ser; ou ainda, o estilo europeu de ser.
Acima de tudo, o estilo é a expressão particularizada e/ou individualizada de uma pessoa ou grupos.
Diferentemente do que as pessoas pensam, Deus busca adoradores e não adoração!
O texto de João diz: “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura”. (vers. 23-24).
Agora, por que Deus procura adoradores e não adoração? Porque se ele encontrar verdadeiros adoradores, ali estará a verdadeira adoração!
O Diabo busca adoração! Em Mateus 4 ele diz a Jesus: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”. (vers. 9).
Há homens que desejam receber adoração!
Em Ester 6 um homem chamado Hamã, desejava receber adoração das pessoas e do próprio Rei Xerxes.
Ter a adoração como estilo de vida é desconsiderar totalmente as coisas boas e principalmente as ruins que acontecem conosco e a nossa volta para permanecer no propósito.
Como você se encontra nesse momento? O que toma o seu pensamento ou o seu coração?
Você verdadeiramente tem adotado a adoração como estilo de vida?
É verdade, há vários problemas; problemas em casa, no trabalho, na universidade; mas, até onde esses problemas estão no centro de sua vida? Pois se alguma coisa toma o lugar de Deus no centro de sua vida você ainda não aprendeu o que é ter a adoração como estilo de vida.
Pois ter a adoração como estilo de vida, é entre outras coisas dizer aos problemas: eu sei que vocês estão aí e que estão forçando a barra para me envolver a ponto de não me permitir pensar, sorrir, viver e até adorar ao meu Pai; mas, na autoridade do Nome de Jesus, resolvi adotar como estilo de vida a adoração ao meu Deus!
A adoração como estilo de vida, perpassa por pontos e passos que precisamos assimilar antes de avançar.
Então façamos isso em Nome de Jesus.
Pr. José Luiz Camargo